Sobre

RSystems Informática é o nome fantasia que eu, Rogerio Silva utilizo em minha prestação de serviços de consultoria em Tecnologia da Informação.

Meu primeiro contato com um computador foi como Digitador, em 1992, em uma empresa de administração de condomínios. Interessei-me pela área e comecei a estudar sobre hardware, software, redes, etc.

Já em 1993, tive a primeira oportunidade de atuar como programador, quando desenvolvi um pequeno sistema para controle de clientes para uma empresa de dedetização. Como já possuía bons conhecimentos em linguagem Clipper com banco de dados dBase, pude prover uma boa solução para a empresa em questão, permitindo gerar alertas ao dono da empresa para que ele pudesse enviar “mala-direta” (naquela época ainda não existia internet “comercial”, muito menos email!) para seus clientes renovarem a dedetização dos imóveis.

De 1995 a 1999 atuei como instrutor em escolas renomadas como SOS Computadores, Data Byte, Bit Company, Saliens, Microcamp, Microlins, entre outras. Em especial na Bit Company, pude participar de um treinamento pedagógico bastante interessante, onde fui apresentado aos dois maiores nomes da Psicologia e Pedagogia, Jean Piaget (1896-1980, foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedagogia infantil. Revolucionou os conceitos de inteligência e desenvolvimento cognitivo) e Carl Gustav Jung (1875-1961, foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia e no estudo da religião, literatura e áreas afins.), bem como o Construtivismo como modelo de ensino, que trago comigo até hoje para as mais variadas situações.

Em 1999, tive a oportunidade de ingressar como Analista de Suporte Técnico Júnior do UOL, prestando orientações para os clientes de conexão discada daquele provedor, e resolvendo problemas referentes a falhas de conexão, lentidão no tráfego de dados, entre outros.

Já em 2001, atuei como Assistente de Recursos Pedagógicos na central da SOS Computadores, no Jabaquara/SP, redigindo todo o texto técnico das apostilas, seguindo a metodologia da empresa.

A partir de 2003, já como autônomo, prestei serviços na área de Tecnologia em diversas empresas, de várias áreas de atuação: Reparos em Autos, Direito, Contabilidade, Escola de Dança, Equipamentos para Fitness, etc., resolvendo problemas dos mais variados tipos, em hardware e software, bem como oferecendo suporte técnico às dúvidas mais frequentes dos usuários/colaboradores das empresas.

Este processo se estendeu até 2013, quando tive a oportunidade de atuar na área de eventos de médio e grande porte, como:

– Copa das Confederações 2013;
Instalação, acompanhamento e suporte técnico para notebooks e tablets instalados nos stands da Johnson & Johnson na Arena Castelão, em Fortaleza, para as equipes de Voluntários e público do evento, bem como promotores das ações de divulgação da marca, realizados no mesmo local.
O mesmo suporte foi prestado para ação de marketing do Banco Itaú durante os jogos da Copa, que premiou clientes do banco com viagens, estadias e ingressos para os jogos. 

– UFC – Ultimate Fighting Championship – Edições brasileiras de 2014 e 2015;
Implantação, distribuição e gestão de link de dados temporário bem como suporte a usuários para todo o Staff do evento, BR e USA; sistema de telefonia VoIP para intercomunicação entre os setores; uso de antenas Ubiquiti UniFi, Ruckus, Orinoco, e roteadores Cisco e Mikrotik para distribuição. Links utilizados: rádio/microondas e fibra, chegando a pouco mais de 1Gbps por evento, full duplex.
Gestão de equipe de 10 colaboradores para implantação e testes em cada edição do UFC, reportando-me diretamente à direção técnica do evento. Face ao domínio do idioma inglês, em alguns casos, fui indicado para realizar instalação de link de dados e wifi e troubleshooting na sala do Sr. Dana White, nas oportunidades em que ele esteve no Brasil.
ufc-rj-2015-2 ufc-rj-2015

– Copa do Mundo Fifa 2014;
Atuação como Gerente Técnico de audiovisual, para instalação e operação de  TVs de LCD nos stands da Johnson & Johnson, Budweiser e Itaú. Também gerenciei e auxiliei na instalação destes equipamentos no Estádio Mineirão (BH), Arena Corinthians/Itaquerão(SP) e Arena da Baixada(PR). Além disso, atuei como DJ no stand da Budweiser para um público de aprox. 30.000 pessoas antes de cada jogo realizado na Arena da Baixada, em Curitiba/PR.

copa04-tratada

– Torneio Brasil Open de Tênis de 2015, realizado no Ginásio do Ibirapuera/SP;
O mesmo trabalho realizado no UFC, porém, com links de menor capacidade, em torno de 100 a 200Mbps full duplex. Gestão de equipe de 5 colaboradores para implantação e testes. Contato direto com a Diretoria Executiva da ATP para instalação de link de dados e wifi e troubleshooting, utilizando idioma inglês para comunicação.

– Lançamento da nova logo da TAM (LATAM) em 2015, realizado no Memorial da América Latina/SP;
Outro trabalho de implantação, distribuição e gestão de link de dados temporário para o evento em questão. Link de dados de 50Mbps full duplex para uso dos executivos da LAN/TAM, através de antenas Ubiquiti Unifi.

– Lançamento da nova logo da GOL e apresentação da centésima aeronave da Cia, 2015, realizado no Centro de Manutenção da Gol em Confins/MG;
Implantação, distribuição e gestão de link de dados temporário para o evento em questão, dentro do hangar do Centro de Manutenção da Gol. Link de dados de 100Mbps full duplex para uso dos executivos e convidados Vip da GOL, distribuído através de antenas Ubiquiti Unifi e roteadores Mikrotik.

– Promoção Delta Airlines, 2015, realizado na Pracinha Oscar Freire/SP;
Implantação, distribuição e gestão de link de dados temporário para o evento em questão, no espaço “Pracinha Oscar Freire”, na altura do número 974 da rua de mesmo nome. Link de dados utilizado de 30Mbps full duplex para uso dos clientes e participantes da promoção, distribuído através de antenas Ubiquiti Unifi e roteadores Mikrotik.

– Promoção “Viva  o Campinho” – Brahma (Ambev), 2015, realizado em Pirituba/SP;
Implantação, distribuição e gestão de link de dados temporário para o evento em questão, no CDC Jardim São José, em Pirituba/SP, que contou com a presença dos Vips Ronaldo Nazário e Sabrina Sato. Link de dados utilizado de 50Mbps full duplex para uso dos executivos e Vip da GOL, através de antenas Ubiquiti Unifi.

– Lançamento nova linha equipamentos Schneider Electric, 2015, Jockey Clube de SP;
Implantação, distribuição e gestão de link de dados temporário para o evento em questão, Jockey Clube/SP. O grande trunfo deste evento foi utilizar transmissão simultânea, “linkando” as cidades de Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, utilizando nosso link de dados, para apresentar a nova linha de equipamentos da Schneider. Link de dados utilizado de 100Mbps full duplex para a realização da transmissão simultânea através de roteadores Mikrotik, ligados diretamente à mesa de edição da equipe técnica de TV.

E recentemente, Atuei como Advisor no Suporte Técnico Apple Care, via telefone, auxiliando clientes da marca com as mais variadas dúvidas com seus dispositivos iOS, como iPhones, iPads e iPods.

Possuo profundos conhecimentos de implantação, configuração e monitoramento de redes de computadores, e também atuo na área de desenvolvimento de sistemas em linguagem PHP e banco de Dados MySQL. Além disso também possuo bons conhecimentos em eletrônica, edição de áudio e vídeo, DJ, Técnico de Som.

Por ter perfil autodidata, a grande maioria do meu conhecimento é adquirido pelos próprios estudos; ainda assim, fiz alguns cursos de aprimoramento presenciais, como o de Roteamento Avançado em Mikrotik, e o Complementar em Desenvolvimento em PHP com Banco de Dados MySQL.

Atualmente sou estudante do curso superior de “Gestão da Tecnologia da Informação”, focando aumentar meu conhecimento na gestão dos recursos de TI que uma empresa precisa ter para melhor gerir seus investimentos e perceber o retorno que eles geram.


Arquivos