Redes Cabeadas e Wireless

É comum vermos pessoas citando problemas nas redes das empresas como lentidão, dificuldade de acesso a recursos compartilhados como impressoras ou pastas, bem como aquela dificuldade em falar com o suporte técnico para resolver os problemas.

Também temos que levar em consideração que o padrão de comunicação das redes sem fio utilizado atualmente, está saturado.

Sim, o sinal 2.4GHz está próximo de seu colapso, se já não está nele, uma vez que face a grande difusão de roteadores domésticos, essa faixa de frequência fica totalmente ocupada em determinados horários e locais, impedindo uma boa comunicação entre computadores, smartphones, tablets, e os roteadores.

canais wifi

 

É como se diversas pessoas aglomeradas dentro de uma sala, tentassem obter a atenção de uma só pessoa, ao mesmo tempo, falando no mesmo timbre, no mesmo volume e ao mesmo tempo com essa pessoa.

wifi-saturado

Ou seja, a comunicação fica impossível. A mesma coisa acontece com os roteadores que possuímos atualmente, onde a grande maioria trabalha numa faixa de frequência esgotada.

Além disso, também existem as barreiras físicas que impedem a boa propagação do sinal Wifi, prejudicando a comunicação entre os dispositivos e o roteador, prejudicando até mesmo compartilhamento de pastas e recursos como impressoras.

Então, nossa missão é encontrar esses pontos obscuros e executar as mudanças necessárias para que sua rede volte a funcionar corretamente.


Arquivos